Quem Somos

Em 19 de abril de 2004, a empresária Cristina Boner uniu um grupo de mulheres bem sucedidas com o intuito de fundar uma associação civil, sem fins lucrativos e de interesse público, em prol da valorização da mulher e fomento a participação feminina na sociedade. Assim surgiu a Associação de Mulheres Empreendedoras, a AME.

A AME, por meio da oferta de capacitação profissional, objetiva garantir o crescimento e emancipação da mulher. Assim, tem por finalidade promover oportunidades às mulheres visando a busca de igualdade social e cultural entre homens e mulheres, bem como difundir os negócios coordenados pelas mulheres.

Durante esses seis anos de existência, AME contribuiu com a comunidade do Distrito Federal na qualificação de mulheres para o mercado de trabalho. Foram mais de 1100 pessoas treinadas nos diversos cursos oferecidos, tais como informática, hardware (montagem de computadores), telemarketing, atendimento ao cliente, trabalhos manuais, serviços domésticos e cuidador de idosos. Neste período, foram estabelecidas diversas parcerias que foram de grande importância para que a AME alcançasse seus objetivos e se tornasse uma instituição de valor na sociedade brasiliense.

Na perspectiva da valorização pessoal e profissional da mulher e no intuito de favorecer o seu empoderamento, a AME diagnosticou um grande dificultador: a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Com isso, a AME entendeu ser primordial auxiliar as mulheres nesse momento tão crítico de sua vida e criou o Projeto AME – Maria da Penha. Dessa forma, amplia o seu campo de atuação e reforça a rede de proteção e atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar do Brasil, além de informar a sociedade sobre as condições e os direitos das mulheres.

FUNDADORAS

Alice Mesquita de Castro, Carla Amorim, Carla Cico, Claudia Aguiar Vasconcelos Gueiros Bernardes, Claudia Pereira, Conceição Pinheiro, Cristina Arnez Coelho, Cristina Castro Lucas de Souza Depieri, Denise Zuba, Eda Castro de Souza, Gladys Buarque, Inaê Amado, Karina Boner, Mara Amaral, Mariana Boner , Maria Cristina Brochado Costa, Maria Cristina Boner, Maria Jose Cordeiro da Rocha de Vasconcelos, Maria José Conceição Maninha, Marisa Aguiar Vasconcelos, Nadia Stella Canhedo, Simone Valois.